quinta-feira, 5 de março de 2009

Máscaras do Mundo


Está a decorrer na Biblioteca uma exposição de máscaras representativas de diferentes culturas e povos . Organizada pela Associação de Apoio ao Deficiente de Gondomar e pelo 3º Ano do Curso Profissional de Animador Sócio-Cultural da Escola Secundária de S. Pedro da Cova, evoca as tradicionais máscaras venezianas e africanas, sem esquecer as máscaras do teatro grego antigo e do teatro Nô japonês e as menos conhecidas máscaras do Sri Lanka, dos índios Iroquois, do nordeste dos Estados Unidos, as das tribos da Papua Nova Guiné ou as dos indígenas brasileiros.


Tem sido um enorme sucesso, com a Biblioteca constantemente cheia de público entusiasta, desde alunos, professores e funcionários da Escola Secundária de S. Pedro da Cova, mas também curiosos sem qualquer ligação à comunidade escolar mas que se interessam por esta forma de cultura com raízes ancestrais e que conjuga crenças diversas. Ainda estão a tempo de visitá-la.



EVV

13 comentários:

  1. estas máscaras são de mais

    ResponderEliminar
  2. AI QUE MASCARAS BONITAS... l0ol OMG NAO PODIAM TER FEITO UMA COISINHA MELHOR!!!

    ResponderEliminar
  3. naum gosteii muiito dessas imagens naum ..
    a melhorziinha qe tem ér a priimeira foto !

    ResponderEliminar
  4. mas que raio é isto?! que porcaria é esta pelo menos faziam alguma coisa que se apresentasse porque isto está uma merda

    ResponderEliminar
  5. q merda é essa? ridiculas ate minha filha de 4 anos faz mascaras mais bonitas q essas

    ResponderEliminar
  6. essas mascaras me assustam,deviam ganhar o premio de ridicularidade..............................................

    ResponderEliminar
  7. Todas as culturas em todas as geografias produzem as suas máscaras. A máscara é um veículo que liga o homem ao transcendente, permitindo-lhe transformar-se e tornar-se outro.

    A exposição "Máscaras do Mundo" pretende transformar estas ferramentas de transformação, permitindo a jovens e promissores artistas plásticos reinterpretar de forma criativa as diferentes formas que a máscara toma em todo o mundo, proporcionando assim ao público um contacto original com este artefacto humano tão misterioso quanto fascinante.
    Publicada por Terra na Boca - uma Associação Cultural com o Mundo lá dentro

    ResponderEliminar
  8. É pena não terem percebido que as máscaras expostas reproduziam máscaras do mundo, de vários países, e pretendiam contar a sua história...leiam e cultivem-se mais...

    ResponderEliminar